ajax loader

star_sailing2Fro September 9-20, 1998 the best Star sailors were sailing in Portoroz, Slovenia. Over 100 boats to make this event one of the most competitive Star Worlds ever. Torben sailed with Marcelo Ferreira (back to the races after an injury).

Nos dias 9 a 20 de setembro de 1998, estavam reunidos em Portoroz, Slovenia os nomes mais importantes do iatismo internacional. Mais de 100 equipes participaram desta competição que foi um dos mais disputados Mundiais da classe Star. Torben com o proeiro Marcelo Ferreira, de volta às raias da classe Star depois de se recuperar de uma contusão.

star_1998_mundial_podium
2nd Place! One poit to spare! With this reslts Brazil is qualified for teh Sydney Olympic Games!

Vice-campeões do mundo !!!
Por 1 ponto, Torben e Marcelo deixam escapar o título!
Com este resultado o Brasil já está classificado para participar nas Olimpíadas de Sidney na classe Star!

Fala Torben…

“O Mundial foi difícil em todos aspectos. A começar com pouquíssimo treinamento em virtude do meu empenho com a Prada America’s Cup Challenge. Quando teria a oportunidade de fazer alguns poucos dias de treinos, não pude fazer devido a ausência do Marcelo que se recuperava de uma ernia lombar. Programamos então chegar cedo a Portoroz para efetuar algum treinamento lá. Na véspera de nossa partida chegou a terrível notícia do acidente de Lars e ficamos em Milão decidindo o que fazer. Com a melhora do Lars e com o apoio de toda a família, decidimos ir para Portoroz. Andrea e as crianças retornaram ao Brasil Andrea indo para São Paulo ajudar na recuperação do Lars. Em Portoroz tivemos praticamente apenas dois dias, de ventos fracos, para treinar e decidir as velas que usaríamos.

Nas primeiras regatas nossa velocidade era boa, mas não muito boa, e estavamos pouco seguros devido ao pouco treinamento e ao pouco tempo para acertar o barco novo. Com o correr do tempo fomos fazendo alguns ajustes e além de melhorar bem o barco, fomos ganhando mais confiança. Nossas largadas não foram muito boas com excessão da quinta regata, a qual largamos em primeiro lugar e lideramos todo o percurso abrindo grande vantagem para o segundo colocado. Na última regata, nossa única chance de ganhar o campeonato era ficar na primeira ou segunda colocação e torcer por uma colocação acima de oitavo para o Colin Beashell e sétimo para o Ross McDonalds. Tínhamos a vantagem de mesmo sem completar a última regata, garantir a quinta colocação, o que já nos classificava para Sydney 2000. Mais uma vez não largamos muito bem, mas com o vento diminuindo e rondando muito mantínhamos acesas as esperanças. Aos poucos fomos recuperando e já na última boia estávamos entre os dez primeiros colocados. Com o vento muito fraco arriscamos tudo no lado direito da raia e quando voltamos estávamos em segundo. O vento então diminuiu ainda mais e decidimos proteger o lado direito da raia onde havia um pouco mais de vento. Infelizmente o vento rondou um pouquinho demais e acabamos perdendo o segundo lugar, que nos daria o título mundial por meio barco de diferença. Por outro lado o Colin Beashell e o Dave Giles fizeram um grande campeonato e também mereciam a vitória. Ficamos felizes com o vice, valeu!”

prada_red

Sponsor / Patrocinador

 


Supporters: / Apoio:
Cantieri Nautico Lillia
North Sails
Halsey Sails
Nautos
Emmeti
Oakley

 

Deixe um comentário