Torben and Marcelo Win Regatta in Kiel / Torben e Marcelo vencem em Kiel
Contribuição O Globo
Depois da decepção com o terceiro nas Olimpíadas de Sydney-2000, Torben Grael e Marcelo Ferreira cada vez mais provam que estão dando a volta por cima na classe Star. Ontem, os dois conquistaram a semana de vela de Kiel, na Alemanha, um das mais tradicionais do mundo. Foi a quinta vitória de Torben e Marcelo na competição.
Mesmo concorrendo com toda a nata da categoria, os brasileiros sequer precisaram disputar as duas regatas de ontem. Mesmo que o barco dos americanos Mark Reynolds e Magnus Liltedahl vencesse as duas provas, Torben e Marcelo precisariam somente de um quinto lugar. Logo na primeira regata, chegaram em quarto, conquistando o título e repetindo as façanhas de 1989, 90, 92 e 95. Nem entraram na água para a última regata.
— As Olimpíadas acabaram sendo decepcionantes para a gente. Conquistar a medalha de bronze é ótimo, mas estávamos liderando o tempo todo e tivemos um último dia ruim e perdemos. Mas não paramos depois dos Jogos e retomamos nossa carreira vitoriosa — afirmou Marcelo Ferreira, por telefone, quando se preparava para voltar para sua casa na Europa, em Como, na Itália.
Este ano, Torben e Marcelo já venceram o Campeonato Europeu em Marselha, na França, e ocupam o segundo lugar no ranking mundial.
— O que vai decidir o ranking será o Mundial, em agosto, na Holanda. Estamos pouco atrás de Reynolds/Liltedahl.
Antes do Mundial da Star, Torben tem outra importante tarefa. Ele estará no mesmo barco que o rei Juan Carlos, da Espanha, no Campeonato Mundial da classe Oceano. O rei será o timoneiro e Torben, o tático, responsável pela estratégia das regatas.
The Brazilian team Wins Kiel / Dupla brasileira vence em Kiel
Contribuição JB
Torben e Marcelo conquistam quinto título na Semana Pré-Olímpica. Scheidt ficou com bronze.
A dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira conquistou, ontem na Alemanha, o título da Semana Pré-Olímpica de Kiel, a mais tradicional do mundo. Os brasileiros são os primeiros pentacampeões da competição, com títulos em 1989, 1990, 1992, 1995, na classe Star. Torben e Marcelo derrotaram os americanos Mark Reynolds e Magnus Liltedahl, atuais campeões mundiais e olímpicos, e mais 54 duplas. Na classe Laser, Robert Scheidt terminou em terceiro lugar.
Marcelo aproveitou a conquista do título para desabafar. ”Todo ano é a mesma coisa. Mais uma vez em uma temporada só estamos podendo treinar e nos preparar para a próxima Olimpíada graças ao patrocínio da Prada (grife italiana de moda), que também contrata o Torben para a Americas Cup. No Brasil, muitos cobraram o ouro em Sydney. Como fomos bronze, desvalorizaram nossa medalha olímpica, como se bronze não fosse mérito. Na próxima Olimpíada, eu vou lutar pela terceira medalha e Torben pela quinta. Só que precisamos conseguir um patrocínio que dê condições de nos dedicarmos integralmente a campanha olímpica”, disse Marcelo Ferreira.
Torben segue para Valência, na Espanha, onde disputará o Campeonato Mundial de Classe Oceano, como tático, convidado pelo Rei Juan Carlos da Espanha, no veleiro Bribon, a partir do dia 1° de julho. ”É muito bom ganhar mais um título tão importante na Star, a mais cobiçada dos profissionais da vela mundial. Na Espanha, espero poder me sair bem no Bribon”, disse Torben. Torben e Marcelo disputaram, ontem, apenas a nona regata. A dupla terminou a prova em quarto lugar, posição que garantia o título sem disputar a última regata. Durante todo o campeonato, eles venceram quatro das nove regatas que disputaram, terminando 15 pontos perdidos contra 23 dos americanos.
Robert Scheidt vinha liderando a competição na classe Laser até sábado. Mas, ontem, foi penalizado na terceira regata do dia e terminou as duas anteriores em 5° e 11°, respectivamente, totalizando 43 pontos. O campeão na categoria foi o sueco Daniel Bigmark, com 24 pontos e, em segundo lugar, ficou o finlandês Roope Suomalainen, com 39. ”Tentei vencer até o último momento, mas a penalidade me tirou da briga até pelo segundo lugar. O sueco foi muito regular e mereceu o título”, disse Robert Scheidt.
Vitória de Torben e Marcelo eleva prestígio internacional do iatismo brasileiro
Sana Comunicação Redação Espaço Náutico
Torben Grael e Marcelo Ferreira do brasil, são pentacampeões na Semana Pré-Olímpica de Kiel, na Alemanha, e conquistam mais um título inédito na vela internacional.
Os campeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira venceram outra vez a Semana Pré-Olímpica mais tradicional do mundo. Pentacampeões (89,90,92,95,2001) de Kiel, na Alemanha. Venceram em cima dos atuais campeões mundiais e olímpicos, os norte-americanos Mark Reynolds e Magnus Liltedahl, e mais 54 competidores. Venceram no momento exato para Torben, que sai de Kiel para Valencia, na Espanha onde vai correr o campeonato mundial da classe oceano a convite do rei Juan Carlos da Espanha no veleiro Bribon.
Vitória do iatismo brasileiro que tem mais um título inédito na vela olímpica. Pela primeira vez uma dupla de staristas consegue a façanha de vencer em Kiel cinco vezes. Como é na Star, amanhã esta notícia será amplamente divulgada no mundo náutico e com certeza na Itália, onde Torben é considerado “o Pelé da vela”, pela brilhante campanha do veleiro Prada na America´s Cup. Na Espanha, também. Afinal Torben é quem dá as ordens no barco do rei no campeonato que começa dia 1° de julho. É o tático.
Atrás de patrocínio
Marcelo vem para o Rio de Janeiro, cuidar da venda da campanha olímpica para 2004 que ainda continua sem patrocínio no Brasil. Marcelo desabafa: “Todo ano é a mesma coisa e mais uma vez só estamos podendo treinar para a olimpíada graças ao patrocínio da Prada, mesma griffe italiana de moda que contrata Torben para a America´s Cup. No Brasil muitos cobraram o ouro em Sydney e, como fomos bronze, desvalorizaram nossa medalha olímpica. Como se bronze numa olimpíada não fosse mérito. Eu vou lutar pela terceira medalha. Torben pela quinta e poderá escrever o nome na história do esporte brasileiro como o maior medalhista. Nosso projeto é conseguir um patrocínio até final de 2004 para podermos continuar nos dedicando integralmente a campanha olímpica”.
Torben Grael
“Neste momento é muito bom ganhar um título tão importante na classe Star, que é a mais cobiçada dos profissionais da vela mundial. Na Espanha espero poder estar também muito bem no Bribon, barco da equipe do rei da Espanha, no campeonato mundial de oceano”.
Ontem em Kiel
Torben e Marcelo correram neste domingo apenas a nona regata, onde dominaram toda a prova, montaram até a última bóia em primeiro e depois partiram para marcar os norte-americanos, cruzando a linha de chegada em quarto, condição que já garantia o título sem disputar a décima regata. Eles venceram quatro das nove regatas que disputaram, acabaram com 15 pontos perdidos contra 23 dos norte-americanos.
Deixe um comentário