ajax loader

Torben Grael e Robert Scheidt are nominated for the Sailor of the Year title
Torben Grael e Robert Scheidt são indicados ao título

October 6, 2001
GABRIELA BOEING / Jornal do Brazil

jubileo-americas-cupTorben Grael e Robert Scheidt são candidatos, mais uma vez, ao título de melhor iatista do mundo, pela Federação Internacional de Vela. A primeira vez em que os brasileiros foram indicados foi em 96, graças às medalhas de ouro conquistadas na Olimpíada de Atlanta, nas Classes Star (Torben Grael e Marcelo Ferreira) e Laser (Robert Scheidt). Venceu o também medalhista de Atlanta, na Classe Soling, o alemão Jochen Schümann, três vezes campeão olímpico. Scheidt voltou a ser indicado no ano seguinte, mas perdeu para o inglês Pete Goss, vencedor da Vendée Globe, a principal regata ao redor do mundo. Este ano, as chances são maiores para Scheidt, pentacampeão mundial na Laser. Torben não teve bons resultados internacionais na temporada 2001. Por isso, sabe que tem poucas chances de ser nomeado o melhor do ano. ”Se fosse um prêmio que levasse em conta a trajetória do atleta, teria mais chances de receber este prêmio. Mas, pelos títulos do ano, sei que tenho poucas chances”, disse Torben, 41 anos. Ao lado de Marcelo Ferreira, o título mais expressivo do ano foi o pentacampeonato na Semana de Vela de Kiel, na Alemanha. No Mundial de Star, a dupla ficou em quinto lugar.

O vencedor da Classe foi o sueco Frederic Loof (com Christian Finnsgard). Loof também conquistou o título europeu e é o principal adversário de Scheidt ao título. Robert Scheidt realizou uma boa temporada em 2001. Além de campeão sul-americano e terceiro colocado em Kiel, o brasileiro foi pentacampeão mundial da Classe Laser, uma conquista inédita na categoria, com títulos consecutivos (entre 95 e 2001). ”Em 97, recebi muito votos e não ganhei. Desta vez, acho que tenho um pouquinho mais de chances, com o pentacampeonato. Ganhar um título como este seria a consagração, o reconhecimento de uma carreira”, declarou Scheidt, 28 anos. Os concorrentes ao prêmio não sabem quem são os concorrentes. O título será entregue no mês que vem, em Portugal.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>