Telemar, dos irmãos Grael, é campeão em Ilhabela
Ilhabela (SP) – O Telemar, veleiro comandado pelos irmãos Torben e Lars Grael, ganhou a quinta e última regata da Semana de Vela de Ilhabela e garantiu o título da competição mais importante da temporada. Com este resultado, o Telemar terminou com seis pontos perdidos, apenas dois pontos de vantagem sobre o vice-campeão Telefonica Celular, campeão no ano passado.
Com a entrada de uma frente fria no momento da largada, as 130 tripulações foram “homenageadas” com um vento sudeste entre 15 e 22 nós e puderam finalizar o campeonato velejando, dentro do canal de São Sebastião, às vistas do público da orla, que pode acompanhar cada manobra feita pelas embarcações, como se estivesse numa arquibancada.
A tripulação do Telemar que havia conquistado o terceiro lugar em 2000, comemorou intensamente. “Fechamos com chave de ouro. Foi muito emocionante. Vencemos no tempo real e também no corrigido. Fizemos uma ótima largada e não perdemos mais a liderança. A tática adotada pelo meu irmão Torben fez a diferença”, vibrou o timoneiro do Telemar, Lars Grael, que já havia sido campeão em Ilhabela, em 1995, com o veleiro H3+. O Sorsa Telemar ainda teve como tripulantes o campeão olímpico Eduardo Penido, o campeão mundial da classe Star, Allan Adler e a esposa de Torben, Andrea Grael.
Os velejadores do Telefonica Celular, que brigavam pelo terceiro título na competição, reconheceram os méritos dos experientes adversários. “Eles foram muito bem na última regata. Dependíamos de um erro deles, mas eles não erraram”, falou o comandante paulista Mark Essle. “Teríamos mais chances se as regatas tivessem sido disputadas sob um regime de medição mais complexo, com relação ao vento e à correnteza”, finalizou Essle.
Deixe uma resposta